sábado, 21 de dezembro de 2013

A Vitória da Luz sobre a Escuridão.


 
 
A Vitória da Luz sobre a Escuridão.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                Solstício de Inverno 21 de Dezembro de 2013
Na astronomia, solstício (do latim sol + sistere, que significa que não se mexe) é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a sua maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.
Em várias culturas ancestrais em vários lugares do mundo, o solstício de inverno era festejado desde a mais remota antiguidade com várias  comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com o Natal o renascimento das religiões pagãs. O solstício de inverno, o menor dia do ano, a partir de quando a duração do dia começa a crescer, simbolizava o início da vitória da Luz sobre a Escuridão.
No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro.
Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério.
Já no hemisfério sul, onde se situa o Brasil o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho.
 Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia.
Festas das mitologias persa e hindu referenciavam as divindades de Mitra como um símbolo do "Sol Vencedor", marcada pelo solstício de inverno.
 A cultura do Império Romano incorporou a comemoração dessa divindade através do Sol Invictus.
Com o enfraquecimento das religiões pagãs, a data em que se comemoravam as festas do "Sol Vencedor" passaram a referenciar o Natal, numa apropriação destinada a incorporar as festividades de inúmeras comunidades recém-convertidas ao cristianismo e algumas ordenações  e fraternidades filosóficas e místicas, a Maçonaria é uma delas.
Artigo dedicado a meu pai
Dr. Anthero Gomes Barradas, (24 /03/1924  -  20/12/2013).
 
M:.M:. Ricardo Vianna Barradas.
A:.R:.L:.S:.  SALOMÃO 0021  GOB RJ